Os alunos devem aprender a utilizar a Informática conforme a necessidade.É sabida que, a geração atual,tem muita facilidade em aprender a lidar com novas tecnologias, porém não sabe limitar tempos ou concentrar esforços para atingir seus objetivos.É comum que alunos expostos a ferramentas que lhes permitam elaboração de trabalhos de alta qualidade visual percam muito tempo buscando essa qualidade em detrimento do conteúdo do material que estão produzindo. Pode ainda acontecer de alunos muito jovens se sentirem fascinados por softwares que não acrescentam nada em termos educacionais, como jogos de muita ação e pouco conteúdo.
Para que não aconteçam esses percalços, os professores devem introduzir novas ferramentas, somente quando elas são necessárias ou nos próprios períodos de aula, ou de maneira integrada com o andamento de seus cursos.
Para os alunos, como no caso dos professores, uma das maneiras mais efetivas de treiná-los e capacitá-los é facilitar a comunicação entre eles, criando grupos de discussão sobre o uso da informática, dando-lhes contas de correio eletrônico , e acesso à Web para pesquisas.
Segundo Franco (1997), ao contrário da avaliação do senso comum de que a informática só traz facilidade, os usuários dessa tecnologia têm de fazer um grande esforço para dominar computadores e programas cada vez mais complexos. Portanto, deve haver uma constante atualização, fadando ao fracasso profissional quem não se atualizar. Não sendo diferente do que ocorre na escola, o professor usuário de informática é quase obrigado a se atualizar para o uso de programas mais elaborados e computadores mais complexos (FRANCO, 1997 ).
Ainda encontramos Valente (1993) que disse:
[...]as situações de laboratório, o aluno deve coletar uma infinidade de dados que devem ser usados para elaborar um gráfico, por exemplo. Acontece que nessas situações é muito comum observar que a elaboração do gráfico passa a ser mais importante do que o uso do gráfico para compreender o fenômeno. O fato de termos o computa¬dor monitorando o fenômeno, um dos subprodutos pode ser a coleta de dados por parte do computador e a representação destes dados em forma de gráfico, isto acontecendo a medida que o fenômeno está se realizando. Neste caso, o gráfico é mais um recurso que o aluno dispõe para entender o que está acontecendo, do que uma representação dos fatos do fenômeno (VALENTE,1993 p.13) .
Então,a utilização de mecanismos de controle de processo pode estimular o aluno, que deixa de realizar tarefas rotineiras, de anotar dados, e passa a se dedicar à reflexão e ao entendimento do fenômeno em estudo. Entretanto, o processo de reflexão precisa ser mediado pelo professor, promovendo críticas e sugestões ao trabalho executado pelos alunos.
Mas afinal, usar computador na educação pode tornar o aluno mais inteligente? Para Seymour Papert,(1999) tudo depende do uso que se faz do computador.
Uma das mais ricas fontes de informação do mundo, a internet pode ajudar em qualquer lição de casa. Além de auxiliar na solução de problemas específicos, o computador também é útil para desenvolver a habilidade de leitura, comunicação pesquisa e vocabulário. Com todo esse ferramental à disposição , os alunos podem tornar-se mais criativos. Essa pelo menos é a opinião das 615 famílias americanas pesquisadas pela empresa Digital Research . Mais de dois terços dos pais ouvidos (61%) acreditam que seus filhos se tornaram mais criativos com o uso da tecnologia. Quando estão on-line , as crianças lêem analisam, avaliam, comparam seus pensamentos, contam histórias, colaboram e inovam [...].
Nenhum comentário:
Postar um comentário